sexta-feira, 13 de junho de 2014

FOLHETOS PIZZARIA 

Criação, Arte e Diagramação





quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

APROVEITAMENTO DE PAPEL 66x96




Senhores leitores, quem nunca levou aquela bronca por causa daquele formato de folder, panfleto com medidas que não tinham aproveitamento de papel?
Bom para quem não sabe, aproveitamento de papel significa colocar o maior número de contatos possíveis em um determinado tamanho de corte de papel, para não ter perda de papel.
Então pensando nisso, posto aqui as tabelas de aproveitamento de papel mais usadas hoje: 66x96 - 76x112 - 64x88.

Aproveitem

Alexandre

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Teoria das cores: Arte ou Ciência?

Esta matéria apesar de ser uma matéria para criação de sites, pode ajudar muito em criações publicitárias e editorias, espero que gostem e aproveitem.

Alexandre

Discorrer sobre cores é sempre garantia de um debate cheio de controvérsias e muita discussão. Falar sobre o uso de cores na web torna-se ainda mais complexo, devido às questões técnicas e de uso inerentes a essa mídia.

Após ser captada pela visão, a cor é processada pelo cérebro, formada, quantificada e avaliada, tornando-se um elemento de significado. Nessa etapa o cérebro identifica qual cor é vista e a relaciona com experiências anteriores para atribuir valores a cor. Desse modo, pode-se considerar que os seres humanos têm uma resposta emocional à cor, fundamentada no contexto cultural em que se insere.

Para o designer, é importante estudar e compreender quais poderão ser esses valores atribuídos, uma vez que são passíveis de interpretação e, portanto, podem variar de pessoa para pessoa.
A interpretação irá combinar o que está sendo retratado/criado em uma composição com a(s) cor(es) utilizada(s) e sua relação. Quanto maior o número de cores, maior o número de possibilidades.

Esse processo passará pelo momento em que a cor é vista somente como um estímulo, até a fase posterior a sua decodificação, onde emoções, lembranças e conceitos atribuídos a ela serão relacionados ao contexto social e cultural. A cor apresenta uma carga cultural muito forte e seu significado pode ser imposto tanto por costumes locais, globais ou pela própria memória pessoal.

As cores são muito importantes para o desenvolvimento de uma interface gráfica não só pelo seu valor estético, mas pelo poder em criar códigos estruturais e uso estratégico em determinadas situações. Se bem utilizadas, podem facilitar o processo de comunicação, direcionando o olhar do leitor a regiões específicas da página. Do contrário, pode-se misturar cores que criam um ruído entre si ou que dificultam a leitura, devido a uma diminuição de contraste entre texto e fundo, por exemplo.

Nesse processo de comunicação, e assim como no desenvolvimento de um site, questões intuitivas irão de defrontar com questões técnicas. Uma não deve anular a outra, mas se complementar, de modo a afinar a composição e layout com o intuito e conteúdo do que está sendo projetado.

Ao se projetar o layout de um site, há diversos fatores e limitações que devem ser levados em conta na escolha das cores a serem utilizadas. Entre eles, destaco o pleno conhecimento sobre o público-alvo do site. É primordial que um site seja produzido seguindo um visual harmônico para quem o acessa. Para que isso aconteça, o designer deve ficar atento a fatores como a faixa etária, a cultura, a posição social e geográfica, assim como as particularidades do segmento para o qual está criando e até a qualidade do equipamento utilizado pela audiência.

Dentro desse processo, nem sempre a relação óbvia da cor com o tema é a melhor solução, pois isso muda de cultura para cultura. Além do mais,a cor se relaciona com o objeto ou layout retratado, por isso nem sempre é possível seguir teorias. Nesses casos, é muito importante o feeling do designer ao captar essas particularidades em um projeto.

A interação das cores com o conteúdo apresentado é significativa para qualquer website que deseje atrair a atenção de seus visitantes. As cores, em meio às sensações que transmitem, afetam a navegação e, por essa razão, não devem ser usadas de maneira indiscriminada, pois podem capturar ou afastar os usuários.

A questão técnica e teórica deve consolidar o funcionamento e usabilidade do site, expressos em combinações equilibradas e harmônicas, contrastes e saturação adequados para leitura e visibilidade dos demais componentes de um layout, dentro dos tantos limitadores que a web oferece. O uso de poucas cores e escolha de paletas seguras, coerentes ao tema e harmônicas entre si certamente evitará surpresas.

Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2004 Originalmente publicado na edição de número 10 da revista Webdesign

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Design de cartões de visita

Design de cartões de visita: o básico

Um cartão de visitas muitas vezes é o equipamento de marketing mais importante que uma empresa pode ter. Ele tem o potencial de fazer ou desfazer negócios, e é tão importante quanto como você se apresenta da primeira vez. Neste artigo, vou cobrir um pouco do básico como tipografia, layout, onde colocar objetos e padrões de impressão que você precisa saber ao criar um cartão de visitas.





Padrões de impressão
Antes de você começar a trabalhar em um design para o seu cartão, padrões de impressão devem ser consideradas. Muitas gráficas exigem que os arquivos tenham uma sangria apropriada ou determinado tamanho de margem. Falhas ao considerar isto resultam em e-mails pedindo que os arquivos enviados sejam revistos ou avisando que algumas alterações terão que serem feitas, o que pode gerar um custo adicional.
Antes de começar, faça o download de um template ou, melhor ainda, crie um. Existem duas maneiras de estabelecer que tipo de template você quer usar, e estas maneiras são com ou sem sangria.
“Sangrar” é o termo usado no design que significa, em termos simples, “corte”. É o ato de eliminar a borda do papel (borda que a impressora precisa ter para poder segurar o papel e não “colocar o dedo na tinta fresca”).
Se seu cartão não for ter sangra, você acaba de pegar o caminho mais fácil. Basta criar um arquivo com tamanho de 9 x 5 centímetros (nota: algumas gráficas utilizam tamanhos diferentes, que podem chegar até 9,5 x 5,5 centímetros – consulte sua gráfica de preferência antes).
Caso sua imagem tenha sangra, opte por usar um template um pouco maior – geralmente 9,8 x 5,8 centímetros – e procure não colocar nenhuma informação importante muito perto da borda!








Tipografia
O uso de tipografia em um cartão de visitas é crítico afim de ter um cartão com look profissional. Não use mais de duas fontes e, se for o caso, use duas fontes distintas – Arial é muito similar a Helvetica e é próximo de Verdana. Proce usar fontes que complementem o logo ou outros elementos do cartão.


Layout e outros objetos
Não enxa seu cartão de visitas. Mantenha-o sempre simples e limpo. Lembre-se também que, se for necessário, utilize o outro lado para mais informações. Evite de listar todo serviço que você faz no cartão – “design gráfico, web design, desenvolvimento de logos, desenvolvimento de sites, design de panfletos, criação de cartões de visitas” pode ser resumido em apenas “design”. Afinal de contas, você vai entregar seu cartão para a pessoa, e é lá que você tem a oportunidade de falar para ela tudo o que você faz.
As informações de contato são extremamente importantes! Dê bastante ênfase ao seu telefone, e-mail, site ou sua forma preferida de contato.
Caso você tenha um logo (e deveria!), procure dar um espacinho bacana para ele. Se for um logo incrível, escolha usar um lado inteiro do cartão, colocando o restante da informação atrás.

Não esqueça que o cartão de visitas é um ponto de contato, não uma brochura. Você quer deixar uma boa impressão e passar a idéia de que você é realmente bom no que você faz.
Ah, uma dica final: a não ser que você tenha 13 anos de idade, não imprima seus cartões em casa. Escolha uma gráfica de boa qualidade. Não economize; como falei, seu cartão de visitas pode fazer ou desfazer negócios.
Fonte: Design Informer (traduzido e adaptado por Canha)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Geradores de Texto Lorem Ipsum

15 Sites Geradores de Texto Lorem Ipsum Para Exemplos

Matéria extraída do blog: http://arthurhenrique.com/blog/
um blog que recomendo a todo Designer Gráfico.

Mas afinal, o que é o tal de Lorem Ipsum?

Lorem ipsum é um texto padrão em latim.
Em documentos utilizados para testes, este tipo de texto é utilizado para evitar que as pessoas foquem a atenção no texto e se concentrem nos aspectos visuais.
O lorem ipsum simula com razoável fidelidade um texto real, por possuir palavras de diversos tamanhos e sinais de pontuação, permitindo testar também a forma como o texto flui nas caixas e campos de formatação.
Via Wikipedia

É uma ferramenta estritamente necessária, pelo menos ao meu ver, pois utilizo dela praticamente todos dias e em todos os trabalhos, porque na maioria são layouts que não tem muita informação no início, portanto, faço bastante uso de Lorem Ipsum pra formatar e diagramar o conteúdo que estou criando.


Sabemos que existem muitos sites que oferecem esse tipo de serviço, por isso, fiz uma relação destes sites abaixo contendo o que conheço de melhor sobre o assunto que uso e recomendo:

1. Blind Text Generator
http://www.blindtextgenerator.com/

2. Designers Toolbox
http://www.designerstoolbox.com/designresources/greek/

3. Lorem 2
http://lorem2.com/

4. Adhesiontext
http://adhesiontext.com/

5. Lipsum
http://lipsum.com/

6. Just Another Foundry
http://justanotherfoundry.com/tools/generator/

7. Malevole Text Generator
http://www.malevole.com/mv/misc/text/

8. Greeking Machine
http://www.duckisland.com/GreekMachine.asp

9. Html Ipsum
http://html-ipsum.com/

10. Designer Text
http://designertext.com/

11. Lorem-Ipsum
http://www.lorem-ipsum.info/generator3

12. Random Text Generator
http://randomtextgenerator.com/

13. Website Tips
http://websitetips.com/articles/copy/loremgenerator/

14. Johno Text Generator
http://johno.jsmf.net/knowhow/ngrams/index.php

15. Mac Lorem (Aplicativo para MACs
http://www.fika.org/davew/judebear/MacLorem/index.html

Conhece algum outro site que ofereça também este tipo de serviço? Comente!

Espero que tenha sido útil pra você também.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cinco regras para um bom design, por Timothy Samara

As regras atuam como guias para ajudar a construir uma discussão comum sobre como interpretar e avaliar um trabalho criativo. No entanto, elas sempre têm exceções e podem ser quebradas a qualquer momento, mas não sem uma consequência. No final, você decidirá quando e como aplicá-las (ou não), bem como entenderá os resultados de qualquer decisão.

Tenha um conceito. Se não houver uma mensagem, uma história, uma ideia, uma narrativa ou uma experiência útil a ser transmitida, não é design gráfico.

Comunique, não enfeite. Não há problema e é até bom experimentar formas, detalhes e efeitos espetaculares, mas se você simplesmente jogá-los aleatoriamente sem considerar o que significam, o resultado será uma massa confusa de elementos que não se caracteriza mais como design.

Crie uma unidade visual. O bom design supõe que a linguagem visual da peça — sua lógia interna — deve fazer todas as suas partes se reforçarem, reafirmarem e se referenciarem reciprocamente, não apenas em forma, peso ou posicionamento, mas também conceitualmente.

Utilize no máximo duas faces de tipo. Ok, talvez três. Escolha tipos para objetivos específicos. Ao fazer isso, você definirá quais são os objetivos e, provavelmente, descobrirá que há apenas dois ou três para o texto de um projeto.

Mostre uma coisa de cada vez. Primeiro, chame a atenção dos observadores para algo importante. Depois, conduza-os para os outros elementos. Você cria um design para captar a atenção do público, comunicar as informações que ele precisa saber e ajudá-lo a lembrar elas depois. Se você não tiver um foco claro desde o início, já perdeu a batalha.

Trecho de Elementos do Design, de Timothy Samara.Acompanhe mais dicas do Samara em nosso Facebook e Twitter (@bookmaneditora).

sexta-feira, 4 de junho de 2010

21 PONTOS PARA ESCREVER BEM

Achei essa matéria muito interessante para qualquer tipo de criação e diagramação.

21 Pontos para Escrever BEM Apreendendo Técnicas de Marketing

Do Blog Innovactiò
Se você já sentiu a frustração de não conseguir atrair a liderança desejada através de um trabalho de marketing, então a informação que estas prestes a descobrir irá surpreende-lo.
Na verdade, você poderá deixar estas dicas disponíveis bem ao lado do seu computador, para revê-las sempre que necessário. Será um material de consulta para os próximos trabalhos: seja escrevendo um texto para um site, confeccionando um flyer, trabalhando com uma página, algum relatório ou boletim a ser disponibilizado na internet. De fato, será um guia para a confecção de qualquer tipo de material que envolva o seu negócio, atividade.
Quando você se predispuzer a usar as dicas que lhe serão dadas, terá em suas mãos a potencialidade de criar materiais de marketing diferenciados.

1. Você possui um título, um tema?
Possuindo-o, você imediatamente chamará a atenção dos seus clientes em potencial; pois estará se debruçando sobre as necessidades destes, fazendo com que seu negócio seja impossível de ser ignorado.

2. Você fornece aos seus clientes potenciais um motivo/razão para não desistir da leitura?
Incorpore em seus trabalhos a curiosidade e demonstre a compreensão de seus problemas, perspectivas, sentimentos e desejos.

3. Você possui um conteúdo emocional?
Todas as decisões de compra são movidas pelas emoções e justificadas com a lógica.

4. Suas idéias, projetos são apoiadas com provas?
Você deve satisfazer os críticos, através de novas perspectivas apoiadas em provas, que irão permitir suporte às suas idéias.

5. Eduque, melhore, avalie suas idéias e perspectivas!
Faça com que a informação compartilhada em seu trabalho/peça de marketing seja tão valiosa que os clientes em potencial não poderão descarta-lá.

6. O nome da sua empresa possui algum destaque especial?
O nome da empresa é irrelevante para seus potenciais clientes, o que importa é o resultado final do trabalho, produto ou serviço fornecido.

7. Voce estabeleceu-se como um expert, alguém que realmente conhece o que está propondo?
Sendo possível, escreva artigos, publique trabalhos, boletins, estudos de caso; mostre-se para que sua posição como expert possa ser avaliada por seus clientes em potencial.

8. Voce possui apenas um pequeno negócio?
Se você não explicar qual sua diferença em relação a concorrência, sua mensagem de marketing se torna tão perceptível como um sussurro em um bar lotado.

9 Você tem depoimentos, opiniões, comentários de clientes que compartilham suas idéias, que já trabalharam com você, com sucesso?
Tudo o que você diz sobre seu produto ou serviço nunca é tão poderoso como os comentários de seus clientes.

10. Seus parágrafos longos são quebrados, subdivididos, pontuados?
Grandes blocos de texto, parágrafos longos, são mais fáceis de compreender quando subdivididos; blocos de sentenças acompanhadas de subtítulos são ideais para a melhor compreensão.

11. Os fatos, estatísticas que você disponibiliza são específicos?
Uma declaração como “14.154 multas de trânsito aplicadas desde 2002″ é mais crível do que “milhares de multas de trânsito aplicadas durante os últimos anos”.

12. Seu texto está direcionado para quem, de que maneira foi construído?
Seu texto deve ser lido como se fosse uma conversa pessoal, única, amigável, ou seja, permita que seus clientes potenciais se sintam envolvidos; utilize palavras de fácil entendimento e frases curtas.

13. Você se fez acessível, permitiu troca de informações com seus clientes potenciais?
Seus potenciais clientes demonstrar-se-ão interessados quando você lhes oferecer uma oportunidade de troca de e-mails ou endereços de correspondência para troca de informações.

14. Quantas vezes você usa a palavra “você”?
As palavras “você” e “seu”, ” nós” , ” nosso” devem aparecer em seu texto, assim como o nome de sua empresa, negócio.

15. O seu texto demonstra entusiasmo sobre o produto ou serviço oferecido?
Não se pode esperar que seus clientes potenciais queiram seu produto ou serviço se você não estiver animado, entusiasmado com o que está sendo proposto.

16. Você tem uma chamada a ação, um lema, uma proposição?
Diga aos seus leitores, clientes potenciais, exatamente o que você quer que façam em seguida – ou, então, arrisque-se quando estes nada fizerem.

17. Seus clientes potenciais possuem dificuldades para atuar na sua oferta?
À medida que você adiciona mais etapas, você diminui a probabilidade de obter a resposta desejada.

18. Você tem um prazo?
Quanto mais demora você permite aos seus clientes potenciais, menos provável é a ação, a tomada de decisão. Assim sendo, forneça razões imperiosas para agir agora.

19. O que há na sua proposta para seu cliente potencial?
Seus clientes querem saber. Portanto, informe-os dos benefícios, das ações que podem ser tomadas , através dos subtítulos presentes em seus trabalhos, escritos.

20. Você permite aos seus clientes potenciais acesso ao seu trabalho, negócio, poderão correr o risco de interagir com você?
Uma garantia ou a experimentação livre ( free trial) demonstra sua confiança em seu produto ou serviço.

21. Você aborda todas as questões, problemas que seus clientes potenciais possam ter em relação a sua proposta, oferta?
Seus clientes potenciais irão recompensá-lo com ações quando tiverem suas resistências, dúvidas percebidas e dissipadas.