sexta-feira, 13 de junho de 2014
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
APROVEITAMENTO DE PAPEL 66x96



Senhores leitores, quem nunca levou aquela bronca por causa daquele formato de folder, panfleto com medidas que não tinham aproveitamento de papel?
Bom para quem não sabe, aproveitamento de papel significa colocar o maior número de contatos possíveis em um determinado tamanho de corte de papel, para não ter perda de papel.
Então pensando nisso, posto aqui as tabelas de aproveitamento de papel mais usadas hoje: 66x96 - 76x112 - 64x88.
Aproveitem
Alexandre
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Teoria das cores: Arte ou Ciência?
Esta matéria apesar de ser uma matéria para criação de sites, pode ajudar muito em criações publicitárias e editorias, espero que gostem e aproveitem.
Alexandre
Discorrer sobre cores é sempre garantia de um debate cheio de controvérsias e muita discussão. Falar sobre o uso de cores na web torna-se ainda mais complexo, devido às questões técnicas e de uso inerentes a essa mídia.
Após ser captada pela visão, a cor é processada pelo cérebro, formada, quantificada e avaliada, tornando-se um elemento de significado. Nessa etapa o cérebro identifica qual cor é vista e a relaciona com experiências anteriores para atribuir valores a cor. Desse modo, pode-se considerar que os seres humanos têm uma resposta emocional à cor, fundamentada no contexto cultural em que se insere.
Para o designer, é importante estudar e compreender quais poderão ser esses valores atribuídos, uma vez que são passíveis de interpretação e, portanto, podem variar de pessoa para pessoa.
A interpretação irá combinar o que está sendo retratado/criado em uma composição com a(s) cor(es) utilizada(s) e sua relação. Quanto maior o número de cores, maior o número de possibilidades.
Esse processo passará pelo momento em que a cor é vista somente como um estímulo, até a fase posterior a sua decodificação, onde emoções, lembranças e conceitos atribuídos a ela serão relacionados ao contexto social e cultural. A cor apresenta uma carga cultural muito forte e seu significado pode ser imposto tanto por costumes locais, globais ou pela própria memória pessoal.
As cores são muito importantes para o desenvolvimento de uma interface gráfica não só pelo seu valor estético, mas pelo poder em criar códigos estruturais e uso estratégico em determinadas situações. Se bem utilizadas, podem facilitar o processo de comunicação, direcionando o olhar do leitor a regiões específicas da página. Do contrário, pode-se misturar cores que criam um ruído entre si ou que dificultam a leitura, devido a uma diminuição de contraste entre texto e fundo, por exemplo.
Nesse processo de comunicação, e assim como no desenvolvimento de um site, questões intuitivas irão de defrontar com questões técnicas. Uma não deve anular a outra, mas se complementar, de modo a afinar a composição e layout com o intuito e conteúdo do que está sendo projetado.
Ao se projetar o layout de um site, há diversos fatores e limitações que devem ser levados em conta na escolha das cores a serem utilizadas. Entre eles, destaco o pleno conhecimento sobre o público-alvo do site. É primordial que um site seja produzido seguindo um visual harmônico para quem o acessa. Para que isso aconteça, o designer deve ficar atento a fatores como a faixa etária, a cultura, a posição social e geográfica, assim como as particularidades do segmento para o qual está criando e até a qualidade do equipamento utilizado pela audiência.
Dentro desse processo, nem sempre a relação óbvia da cor com o tema é a melhor solução, pois isso muda de cultura para cultura. Além do mais,a cor se relaciona com o objeto ou layout retratado, por isso nem sempre é possível seguir teorias. Nesses casos, é muito importante o feeling do designer ao captar essas particularidades em um projeto.
A interação das cores com o conteúdo apresentado é significativa para qualquer website que deseje atrair a atenção de seus visitantes. As cores, em meio às sensações que transmitem, afetam a navegação e, por essa razão, não devem ser usadas de maneira indiscriminada, pois podem capturar ou afastar os usuários.
A questão técnica e teórica deve consolidar o funcionamento e usabilidade do site, expressos em combinações equilibradas e harmônicas, contrastes e saturação adequados para leitura e visibilidade dos demais componentes de um layout, dentro dos tantos limitadores que a web oferece. O uso de poucas cores e escolha de paletas seguras, coerentes ao tema e harmônicas entre si certamente evitará surpresas.
Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2004 Originalmente publicado na edição de número 10 da revista Webdesign
Alexandre
Discorrer sobre cores é sempre garantia de um debate cheio de controvérsias e muita discussão. Falar sobre o uso de cores na web torna-se ainda mais complexo, devido às questões técnicas e de uso inerentes a essa mídia.
Após ser captada pela visão, a cor é processada pelo cérebro, formada, quantificada e avaliada, tornando-se um elemento de significado. Nessa etapa o cérebro identifica qual cor é vista e a relaciona com experiências anteriores para atribuir valores a cor. Desse modo, pode-se considerar que os seres humanos têm uma resposta emocional à cor, fundamentada no contexto cultural em que se insere.
Para o designer, é importante estudar e compreender quais poderão ser esses valores atribuídos, uma vez que são passíveis de interpretação e, portanto, podem variar de pessoa para pessoa.
A interpretação irá combinar o que está sendo retratado/criado em uma composição com a(s) cor(es) utilizada(s) e sua relação. Quanto maior o número de cores, maior o número de possibilidades.
Esse processo passará pelo momento em que a cor é vista somente como um estímulo, até a fase posterior a sua decodificação, onde emoções, lembranças e conceitos atribuídos a ela serão relacionados ao contexto social e cultural. A cor apresenta uma carga cultural muito forte e seu significado pode ser imposto tanto por costumes locais, globais ou pela própria memória pessoal.
As cores são muito importantes para o desenvolvimento de uma interface gráfica não só pelo seu valor estético, mas pelo poder em criar códigos estruturais e uso estratégico em determinadas situações. Se bem utilizadas, podem facilitar o processo de comunicação, direcionando o olhar do leitor a regiões específicas da página. Do contrário, pode-se misturar cores que criam um ruído entre si ou que dificultam a leitura, devido a uma diminuição de contraste entre texto e fundo, por exemplo.
Nesse processo de comunicação, e assim como no desenvolvimento de um site, questões intuitivas irão de defrontar com questões técnicas. Uma não deve anular a outra, mas se complementar, de modo a afinar a composição e layout com o intuito e conteúdo do que está sendo projetado.
Ao se projetar o layout de um site, há diversos fatores e limitações que devem ser levados em conta na escolha das cores a serem utilizadas. Entre eles, destaco o pleno conhecimento sobre o público-alvo do site. É primordial que um site seja produzido seguindo um visual harmônico para quem o acessa. Para que isso aconteça, o designer deve ficar atento a fatores como a faixa etária, a cultura, a posição social e geográfica, assim como as particularidades do segmento para o qual está criando e até a qualidade do equipamento utilizado pela audiência.
Dentro desse processo, nem sempre a relação óbvia da cor com o tema é a melhor solução, pois isso muda de cultura para cultura. Além do mais,a cor se relaciona com o objeto ou layout retratado, por isso nem sempre é possível seguir teorias. Nesses casos, é muito importante o feeling do designer ao captar essas particularidades em um projeto.
A interação das cores com o conteúdo apresentado é significativa para qualquer website que deseje atrair a atenção de seus visitantes. As cores, em meio às sensações que transmitem, afetam a navegação e, por essa razão, não devem ser usadas de maneira indiscriminada, pois podem capturar ou afastar os usuários.
A questão técnica e teórica deve consolidar o funcionamento e usabilidade do site, expressos em combinações equilibradas e harmônicas, contrastes e saturação adequados para leitura e visibilidade dos demais componentes de um layout, dentro dos tantos limitadores que a web oferece. O uso de poucas cores e escolha de paletas seguras, coerentes ao tema e harmônicas entre si certamente evitará surpresas.
Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2004 Originalmente publicado na edição de número 10 da revista Webdesign
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Design de cartões de visita
Design de cartões de visita: o básico
Um cartão de visitas muitas vezes é o equipamento de marketing mais importante que uma empresa pode ter. Ele tem o potencial de fazer ou desfazer negócios, e é tão importante quanto como você se apresenta da primeira vez. Neste artigo, vou cobrir um pouco do básico como tipografia, layout, onde colocar objetos e padrões de impressão que você precisa saber ao criar um cartão de visitas.

Padrões de impressão
Antes de você começar a trabalhar em um design para o seu cartão, padrões de impressão devem ser consideradas. Muitas gráficas exigem que os arquivos tenham uma sangria apropriada ou determinado tamanho de margem. Falhas ao considerar isto resultam em e-mails pedindo que os arquivos enviados sejam revistos ou avisando que algumas alterações terão que serem feitas, o que pode gerar um custo adicional.
Antes de começar, faça o download de um template ou, melhor ainda, crie um. Existem duas maneiras de estabelecer que tipo de template você quer usar, e estas maneiras são com ou sem sangria.
“Sangrar” é o termo usado no design que significa, em termos simples, “corte”. É o ato de eliminar a borda do papel (borda que a impressora precisa ter para poder segurar o papel e não “colocar o dedo na tinta fresca”).
Se seu cartão não for ter sangra, você acaba de pegar o caminho mais fácil. Basta criar um arquivo com tamanho de 9 x 5 centímetros (nota: algumas gráficas utilizam tamanhos diferentes, que podem chegar até 9,5 x 5,5 centímetros – consulte sua gráfica de preferência antes).
Caso sua imagem tenha sangra, opte por usar um template um pouco maior – geralmente 9,8 x 5,8 centímetros – e procure não colocar nenhuma informação importante muito perto da borda!

Tipografia
O uso de tipografia em um cartão de visitas é crítico afim de ter um cartão com look profissional. Não use mais de duas fontes e, se for o caso, use duas fontes distintas – Arial é muito similar a Helvetica e é próximo de Verdana. Proce usar fontes que complementem o logo ou outros elementos do cartão.
Layout e outros objetos
Não enxa seu cartão de visitas. Mantenha-o sempre simples e limpo. Lembre-se também que, se for necessário, utilize o outro lado para mais informações. Evite de listar todo serviço que você faz no cartão – “design gráfico, web design, desenvolvimento de logos, desenvolvimento de sites, design de panfletos, criação de cartões de visitas” pode ser resumido em apenas “design”. Afinal de contas, você vai entregar seu cartão para a pessoa, e é lá que você tem a oportunidade de falar para ela tudo o que você faz.
As informações de contato são extremamente importantes! Dê bastante ênfase ao seu telefone, e-mail, site ou sua forma preferida de contato.
Caso você tenha um logo (e deveria!), procure dar um espacinho bacana para ele. Se for um logo incrível, escolha usar um lado inteiro do cartão, colocando o restante da informação atrás.
Não esqueça que o cartão de visitas é um ponto de contato, não uma brochura. Você quer deixar uma boa impressão e passar a idéia de que você é realmente bom no que você faz.
Ah, uma dica final: a não ser que você tenha 13 anos de idade, não imprima seus cartões em casa. Escolha uma gráfica de boa qualidade. Não economize; como falei, seu cartão de visitas pode fazer ou desfazer negócios.
Fonte: Design Informer (traduzido e adaptado por Canha)
Um cartão de visitas muitas vezes é o equipamento de marketing mais importante que uma empresa pode ter. Ele tem o potencial de fazer ou desfazer negócios, e é tão importante quanto como você se apresenta da primeira vez. Neste artigo, vou cobrir um pouco do básico como tipografia, layout, onde colocar objetos e padrões de impressão que você precisa saber ao criar um cartão de visitas.

Padrões de impressão
Antes de você começar a trabalhar em um design para o seu cartão, padrões de impressão devem ser consideradas. Muitas gráficas exigem que os arquivos tenham uma sangria apropriada ou determinado tamanho de margem. Falhas ao considerar isto resultam em e-mails pedindo que os arquivos enviados sejam revistos ou avisando que algumas alterações terão que serem feitas, o que pode gerar um custo adicional.
Antes de começar, faça o download de um template ou, melhor ainda, crie um. Existem duas maneiras de estabelecer que tipo de template você quer usar, e estas maneiras são com ou sem sangria.
“Sangrar” é o termo usado no design que significa, em termos simples, “corte”. É o ato de eliminar a borda do papel (borda que a impressora precisa ter para poder segurar o papel e não “colocar o dedo na tinta fresca”).
Se seu cartão não for ter sangra, você acaba de pegar o caminho mais fácil. Basta criar um arquivo com tamanho de 9 x 5 centímetros (nota: algumas gráficas utilizam tamanhos diferentes, que podem chegar até 9,5 x 5,5 centímetros – consulte sua gráfica de preferência antes).
Caso sua imagem tenha sangra, opte por usar um template um pouco maior – geralmente 9,8 x 5,8 centímetros – e procure não colocar nenhuma informação importante muito perto da borda!

Tipografia
O uso de tipografia em um cartão de visitas é crítico afim de ter um cartão com look profissional. Não use mais de duas fontes e, se for o caso, use duas fontes distintas – Arial é muito similar a Helvetica e é próximo de Verdana. Proce usar fontes que complementem o logo ou outros elementos do cartão.
Layout e outros objetos
Não enxa seu cartão de visitas. Mantenha-o sempre simples e limpo. Lembre-se também que, se for necessário, utilize o outro lado para mais informações. Evite de listar todo serviço que você faz no cartão – “design gráfico, web design, desenvolvimento de logos, desenvolvimento de sites, design de panfletos, criação de cartões de visitas” pode ser resumido em apenas “design”. Afinal de contas, você vai entregar seu cartão para a pessoa, e é lá que você tem a oportunidade de falar para ela tudo o que você faz.
As informações de contato são extremamente importantes! Dê bastante ênfase ao seu telefone, e-mail, site ou sua forma preferida de contato.
Caso você tenha um logo (e deveria!), procure dar um espacinho bacana para ele. Se for um logo incrível, escolha usar um lado inteiro do cartão, colocando o restante da informação atrás.
Não esqueça que o cartão de visitas é um ponto de contato, não uma brochura. Você quer deixar uma boa impressão e passar a idéia de que você é realmente bom no que você faz.
Ah, uma dica final: a não ser que você tenha 13 anos de idade, não imprima seus cartões em casa. Escolha uma gráfica de boa qualidade. Não economize; como falei, seu cartão de visitas pode fazer ou desfazer negócios.
Fonte: Design Informer (traduzido e adaptado por Canha)
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Geradores de Texto Lorem Ipsum
15 Sites Geradores de Texto Lorem Ipsum Para Exemplos
Matéria extraída do blog: http://arthurhenrique.com/blog/
um blog que recomendo a todo Designer Gráfico.
Mas afinal, o que é o tal de Lorem Ipsum?
Lorem ipsum é um texto padrão em latim.
Em documentos utilizados para testes, este tipo de texto é utilizado para evitar que as pessoas foquem a atenção no texto e se concentrem nos aspectos visuais.
O lorem ipsum simula com razoável fidelidade um texto real, por possuir palavras de diversos tamanhos e sinais de pontuação, permitindo testar também a forma como o texto flui nas caixas e campos de formatação.
Via Wikipedia
É uma ferramenta estritamente necessária, pelo menos ao meu ver, pois utilizo dela praticamente todos dias e em todos os trabalhos, porque na maioria são layouts que não tem muita informação no início, portanto, faço bastante uso de Lorem Ipsum pra formatar e diagramar o conteúdo que estou criando.
Sabemos que existem muitos sites que oferecem esse tipo de serviço, por isso, fiz uma relação destes sites abaixo contendo o que conheço de melhor sobre o assunto que uso e recomendo:
1. Blind Text Generator
http://www.blindtextgenerator.com/
2. Designers Toolbox
http://www.designerstoolbox.com/designresources/greek/
3. Lorem 2
http://lorem2.com/
4. Adhesiontext
http://adhesiontext.com/
5. Lipsum
http://lipsum.com/
6. Just Another Foundry
http://justanotherfoundry.com/tools/generator/
7. Malevole Text Generator
http://www.malevole.com/mv/misc/text/
8. Greeking Machine
http://www.duckisland.com/GreekMachine.asp
9. Html Ipsum
http://html-ipsum.com/
10. Designer Text
http://designertext.com/
11. Lorem-Ipsum
http://www.lorem-ipsum.info/generator3
12. Random Text Generator
http://randomtextgenerator.com/
13. Website Tips
http://websitetips.com/articles/copy/loremgenerator/
14. Johno Text Generator
http://johno.jsmf.net/knowhow/ngrams/index.php
15. Mac Lorem (Aplicativo para MACs
http://www.fika.org/davew/judebear/MacLorem/index.html
Conhece algum outro site que ofereça também este tipo de serviço? Comente!
Espero que tenha sido útil pra você também.
Matéria extraída do blog: http://arthurhenrique.com/blog/
um blog que recomendo a todo Designer Gráfico.
Mas afinal, o que é o tal de Lorem Ipsum?
Lorem ipsum é um texto padrão em latim.
Em documentos utilizados para testes, este tipo de texto é utilizado para evitar que as pessoas foquem a atenção no texto e se concentrem nos aspectos visuais.
O lorem ipsum simula com razoável fidelidade um texto real, por possuir palavras de diversos tamanhos e sinais de pontuação, permitindo testar também a forma como o texto flui nas caixas e campos de formatação.
Via Wikipedia
É uma ferramenta estritamente necessária, pelo menos ao meu ver, pois utilizo dela praticamente todos dias e em todos os trabalhos, porque na maioria são layouts que não tem muita informação no início, portanto, faço bastante uso de Lorem Ipsum pra formatar e diagramar o conteúdo que estou criando.
Sabemos que existem muitos sites que oferecem esse tipo de serviço, por isso, fiz uma relação destes sites abaixo contendo o que conheço de melhor sobre o assunto que uso e recomendo:
1. Blind Text Generator
http://www.blindtextgenerator.com/
2. Designers Toolbox
http://www.designerstoolbox.com/designresources/greek/
3. Lorem 2
http://lorem2.com/
4. Adhesiontext
http://adhesiontext.com/
5. Lipsum
http://lipsum.com/
6. Just Another Foundry
http://justanotherfoundry.com/tools/generator/
7. Malevole Text Generator
http://www.malevole.com/mv/misc/text/
8. Greeking Machine
http://www.duckisland.com/GreekMachine.asp
9. Html Ipsum
http://html-ipsum.com/
10. Designer Text
http://designertext.com/
11. Lorem-Ipsum
http://www.lorem-ipsum.info/generator3
12. Random Text Generator
http://randomtextgenerator.com/
13. Website Tips
http://websitetips.com/articles/copy/loremgenerator/
14. Johno Text Generator
http://johno.jsmf.net/knowhow/ngrams/index.php
15. Mac Lorem (Aplicativo para MACs
http://www.fika.org/davew/judebear/MacLorem/index.html
Conhece algum outro site que ofereça também este tipo de serviço? Comente!
Espero que tenha sido útil pra você também.
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